Coliseu, Fórum Romano e Palatino: dicas parte 1

Viajandinhos,

Chegou o momento que todos os viajantes esperam quando vão para Roma, conhecer o Coliseu, Colosseo ou Colosseum. Não importa o nome, o que importa são as nossas dicas maravilhosas para vocês não passarem o perrengue que passamos, porque comprar os ingressos pode ser uma verdadeira missão. É Viajandinhos, se você pensa em ir para Roma em alta temporada (junho a agosto), pode se preparar para grandes filas e precinhos não tão agradáveis.

Muita gente não sabe, mas o ingresso para o Coliseu também dá acesso ao Fórum Romano e ao Palatino, que é por onde vamos começar.

Vista aérea do Fórum Romano em Roma
Vista aérea do Fórum Romano

Ingressos para o Coliseu

Antes de mais nada, vamos aos ingressos! Entrar no Coliseu pode não ser uma tarefa tão fácil, isso porque na Internet há muitas opções que te confundem, além disso a fila pode chegar a 3 horas de espera facilmente.

A entrada para o Coliseu + Fórum Romano + Palatino custa 12 € (preço 2019)

O problema é que em vários sites você não consegue comprar por esse preço (você verá o preço e na hora de comprar vai aumentar, eu fui pão dura e fiquei na fila).

Coliseu visto do Fórum Romano
Você tem acesso aos 3 monumentos!

Dica da fila

Há duas filas, a do próprio Coliseu que é a maior de todas e a do Fórum Romano. Muitas pessoas não sabem, mas o ingresso permite a visita de 3 lugares (Coliseu + Fórum + Palatino), então entrar pela outra entrada é sempre a melhor opção. A diferença é que na entrada do Coliseu você já entra por ele e no do Fórum você primeiro visita lá e depois tem horário marcado para ir ao Coliseu.

Existe o Roma Pass, um cartão para facilitar a vida dos turistas. Confesso que não usei, mas quem quiser saber sobre, só clicar aqui.

GUARDEM OS TICKETS (estamos berrando mesmo para você não perder ou jogar fora seu ingresso).

Construções da Roma Antiga
Essa vista você consegue ter mesmo do lado de fora, perto da prefeitura.

CILADAS

Fique atento: há muitas pessoas em volta do Coliseu com roupas de trabalhadores do local. Eles ficam oferecendo serviços que podem custar até 2 vezes mais (ofereceram passeio guiado e sem fila para a gente, mas com um preço de 35€ por pessoa. 

➡ Eu esperei na fila e liguei o Google e pronto, fui lendo sobre o lugar e vendo (achei que valia a economia).

Outra dica: Em muitos lugares você irá encontrar informações como essa:

O bilhete é válido por 2 dias consecutivos para uma entrada no Coliseu e uma entrada para o Fórum Romano / Palatino

Mas em período de alta temporada há o agendamento de horário da entrada no Coliseu. Isso significa que eu não consegui comprar o passe em um dia para entrar no outro (só era possível fazer isso no Fórum ou no Palatino).

Monte Palatino em Roma
Vamos começar?

A visita

Passando pela primeira etapa, vamos para a parte da visita (uhulll).

ACONSELHO IR COM SAPATOS CONFORTÁVEIS, porque as pedrinhas são traiçoeiras (e se o sol tiver bombando, chapéu e filtro solar também são ótimos amigos). 

Começamos pelo Fórum Romano, seguido do Palatino e depois o Coliseu. Atenção Viajandinhos que a entrada do Palatino e do Fórum é a mesma (não saia procurando outra entrada que não haverá. Um é integrado ao outro). E outro probleminha, não tem muitos mapas no Fórum Romano, então a melhor sugestão é já ir informado do quer ver ou garantir aquela Internet boa para pesquisar tudo na hora.

O que visitar no Fórum Romano
Mapa do blog viagemcomthatha. Para te ajudar a traçar um caminho no Fórum.

>> Precisa de Internet para a sua viagem? Aproveite nosso código de desconto com Brasil Roaming! 10% de desconto para os Viajandinhos.

Fórum Romano: afinal, o que era?

O Império Romano foi uma verdadeira potência (isso ninguém duvida) e foi no Fórum Romano que aconteciam os encontros mais importantes referentes à religião, economia e política, ou seja, podemos dizer que era o Centro de Roma Antiga.

Viajandinha no Fórum Romano em frente ao templo
O Fórum são as ruínas de um tempo que Roma era um verdadeiro império.

Hoje podemos ver as ruínas, mas usando um pouco de imaginação, é possível sentir um pouco de como era a vida naquela época. Infelizmente, é muito fácil não captar tudo o que o lugar te oferece por falta de informações ou de um mapa que mostre de fato tudo o que estamos vendo.

De qualquer forma, vamos listar o que você vai encontrar por lá!

Primeiro impacto do Fórum Romano
Você pode acompanhar os monumentos nessas plaquinhas que tem a história em inglês e italiano, mas é um pouco confuso

O que você vai ver

Muitas das construções eram feitas para celebrar conquistas territoriais, homenagear algum imperador ou em função religiosa.

Arco de Tito: Construído em 81 d.C para celebrar a conquista de Jerusalém.

Arco de Severo: Construído em homenagem ao Imperador Severo.

Basílica de Maxêncio: construída em homenagem ao imperador após sua morte.

Templo de Antonino e Faustina: uma porta monumental para homenagear Faustina, a mulher do Imperador Antonino.

Templo de Vênus: foi maior templo pagão da Roma Antiga, construído em 121 d.C e começou a ser construído pelo Imperador Adriano.

Templo de Saturno: Desse restam apenas 8 monumentais colunas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

E o Palatino?

O símbolo da cidade de Roma é a Loba e os bebês Romulo e Remo que foram jogados no no rio Tibre (rio que corta a cidade).

>> Se quiser saber mais da lenda, clique aqui.

E o que isso tem a ver com o Palatino? Acredita-se que era no Monte Palatino que estava a caverna onde a Loba que cuidou nos gêmeos vivia. Desde os primórdios de Roma o monte é conhecido e é considerado o berço da cidade.

Vista do Palatino
Vista do Monte Palatino

Lá conseguimos ver vestígios de luxuosos palácios construídos no período republicano, lindos jardins e uma vista sensacional do Fórum Romano.

No nosso próximo post vamos continuar esse passeio delicioso. Vai ser o momento de conhecermos o Coliseu e falarmos nossas impressões sobre ele.

>> Lá no nosso Instagram tem um destaque mostrando tudo que vimos em Roma!

Beijos, até o próximo texto!

Autora Elisa

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s