Roma: Free Walking Tour

Viajandinhos,
Já dizia o ditado, “quem tem boca vai á Roma”, mas no caso quem tem disposição é que vai conhecê-la de verdade. Roma é uma daquelas cidades que você consegue conhecer a pé, até porque o trânsito é um pouco caótico principalmente para os turistas, e os monumentos históricos estão relativamente perto. Se você acabou de chegar na cidade e quer dar aquela passeada geral antes de entrar em cada monumento, esse post é para você. Confira o trajeto que montamos para você ver os principais pontos turísticos a pé e depois escolher os que deseja visitar.

Praça Athenas em Roma
Vamos começar esse tour?

Antes de começar: saiba onde está

Vamos fazer um mini roteiro com os pontos que fomos, mas a ordem de visita você pode escolher de acordo com a sua localização. A dica é abrir o Google Maps antes de começar a andar (pode ser pelo WiFi do hotel mesmo) e identificar onde estão os pontos turísticos que vamos mostrar.

Informações sobre o tour

Duração: aproximadamente 3 horas
Distância: aproximadamente 5 km

Passeio a pé em Roma
Se liga na nossa rota

Piazza del Popolo: uma das vistas mais lindas

Melhor começar por onde temos que subir e ter mais disposição, né? Nosso tour começa pela Piazza del Popolo, que fica bem no comecinho da Via Flamínia e era a entrada da cidade no tempo do Império Romano. É aqui que está a Igreja de Santa Maria del Popolo, com duas obras do mestre Caravaggio, além de inúmeras obras do renascimento.

Suba as escadas da praça e aproveite o visual, lá de cima você consegue ter uma ótima vista da Cidade Eterna e ainda ver o Vaticano. Lá de cima você já consegue seguir para a Piazza di Spagna e descer as escadarias tão famosas.

Piazza di Spagna

Desceu as escadas? Viu aquele mar de gente? Pois é, essas são as escadas mais famosas da cidade e é lá que acontece o desfile Donne Sotto le Stelle. No meio da praça tem a famosa fonte de Bernini criada em 1627 em forma de barco. O pessoal aproveita para pegar água e garantir o clique.

Piazza di Spagna e fonte de Bernini
Piazza di Spagna em Roma

É aqui também que está a rua mais cara para compras com todas as grandes marcas (eu nem tinha orçamento para isso, mas pelo menos olhar ainda é de graça).

Compras em Roma
Partiu comprinhas?

Você sabia?

Roma é abastecida por inúmeras fontes de água potável. Pela cidade você pode encher sua garrafinha de água nos inúmeros bebedouros.

Fontana di Trevi

Seguindo nossa rota, é hora da grandiosa e maravilhosa Fontana di Trevi. Não há como não ficar impactada com a grandiosidade dessa obra. Agarre sua moeda, busque seu lugar ao sol (ou ao meio de centenas de turistas) e vá fazer seu pedido. Segundo a lenda, jogar uma moeda de costas para a fonte por cima do ombro esquerdo traz sorte, então não custa tentar (quer dizer, custa alguns cêntimos)

Viajandinhas na Fontana di Trevi em Roma
Fontana di Trevi
Netuno na Fontana di Trevi em Roma
Uma grande obra de arte!

Panteão

O Panteão tem a visita gratuita e fica bem perto da Fontana. Mas antes, que tal um sorvetinho? Ali perto fica a sorveteria Venchi uma das mais famosas da cidade e a fila é bem menor do que a Venchi perto da Piazza di Spagna (valor: copo ou casquinha tamanho pequeno 3,5 euros – valor de junho de 2019).

Sorvete Venchi
Preciso dizer mais alguma coisa?

Agora sim, o Panteão:

A construção tem duas “etapas” (se é que podemos falar assim). A parte da frente é feita pelo que foi construído em 27 a.C. por Agripa, mas foi destruído em um incêndio. Foi o Imperador Adriano  no ano 126 d.C que fez a obra como conhecemos hoje. A entrada é gratuita.

>> Horários e mais informações você encontra aqui 

Viajandinhas no Panteão de Roma
No nosso Instagram você confere os detalhes do Panteão por dentro

Piazza Navona

Ande mais 310 metros e você vai estar na Piazza Navona. Aqui você encontra a famosa Fontana dei Quattro Fiumi construída por Bernini em 1651, a Sant’Agnese in Agone (uma igreja bem charmosinha para visita) e a embaixada brasileira. É um bom lugar para curtir os ares italianos.

Fontana dei Quattro Fiuma na Piazza Navona
Prepare-se para o mar de gente!

Campo de Fiori

Mais uma praça, mas nessa todos os dias (menos aos domingos) há um dos maiores mercados ao céu aberto da cidade. Um verdadeiro parque de diversões para quem curte feirinhas.

Palatino / Coliseo / Fórum Romano

Esse é o trio turístico que merece um dia para ser visitado, mas nesse Walking Tour que tal terminar o passeio vendo esses monumentos históricos tão importantes e impactantes?

Coliseo de Roma
Olha que coisa linda!

Em breve mais posts sobre Roma e um post exclusivo sobre a visita ao Coliseo, Forúm Romano e Palatino. Mas se você quiser saber as dicas do HURB para a cidade eterna, já temos post!

Há muitas coisas para se ver em Roma, com certeza esse roteiro é aquele que você vai fazer para ter uma vista geral da cidade. Se tiver com disposição, que tal incluir uma visita à prefeitura, ao Monumento Nacional a Vítor Emanuel II e a Ilha Tiberina?

Pontes de Roma
Ilha atrás

São lugares fantásticos e bem fotogênicos.

>> Todas as dicas no nosso Instagram.

Espero que tenham gostado, 

 Elisa.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s