Mudei para Coimbra: e agora?

Viajandinhos,

Para quem leu o último post sobre como vir para Coimbra viu todos os preparativos para chegar até aqui. Agora vou falar um pouco do que você vai encontrar assim que chegar na cidade.
Observação: Minhas dicas são de acordo com a minha experiência. Eu tenho dupla nacionalidade, então, quem vier com visto de estudante é melhor verificar se consegue fazer todos esses procedimentos e se eles são necessários.

Cheguei e agora?

Loja do Cidadão

Primeira coisa a se fazer é ir na Loja do Cidadão e tirar seu Cartão Cidadão (é a identidade portuguesa) com o NIF (número de contribuinte de Portugal). O que você tirou no Brasil provavelmente não tem esse número. Isso é essencial para você abrir a conta no Banco e conseguir ter uma vida por aqui.

Loja do Cidadão de Coimbra
Esse é o mapa da Loja do Cidadão

Onde morar

Essa é uma questão fundamental, porque os ônibus da cidade são realmente complicados. Apesar da cidade não ser grande, não há Uber e os táxis funcionam em cooperativas (bem-vindos aos anos 90). E tem as famosas ladeiras ^^’ (acredite em mim, você não vai querer andar de madrugada por elas e nem enfrenta-las antes das aulas).

Um ponto importante para considerar é em qual polo é sua Universidade (caso você venha para estudar) e com isso você decide o seu bairro. Os bairros indicados são CelasSanto Antônio dos Olivais e a área da Baixa (que é tipo o Centro), pois são bairros próximos aos polos universitários e com bastante opção de hospedagem.

Mondego
Viajandinhas em Coimbra

Procurando seu apartamento

Você pode optar por residências universitárias, estúdios (as famosas kitnets) ou apartamentos compartilhados. Os famosos T2 (apartamentos de 2 quartos) , T3 (apartamentos de 3 quartos). É assim que funciona as nomenclaturas, trate de se acostumar. E uma observação: veja as residências em julho porque depois fica realmente difícil. Eu escolhi morar um pouco mais longe no Vale das Flores (aproximadamente 3 kms da faculdade – mas um parto para pegar ônibus), mas os apartamentos são mais novos e baratos. Tem que ver o que compensa para você.

💰 O valor varia entre 170 euros até… (bom, o limite que você quiser pagar né). Há apartamentos de 700, 800, mas acho que não são necessários.

Um estúdio para você morar sozinho sai em torno de 500 euros (com contas inclusas), um quarto sozinho em torno de 250 e os compartilhados e nas residências saem mais em conta. Depende do seu orçamento e também do nível do conforto e privacidade que resolva ter.

Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra
Mosteiro de Santa Cruz no Bairro de Santa Cruz

E o transporte?

Outro fator importante: vá logo na faculdade pegar seu cartão universitário (a carteirinha)  que você consegue vários descontos, até mesmo no passe mensal no ônibus.

💰 Por aqui você pode optar por 21 passagens por 13 euros (em outubro de 2018) ou o passe mensal de 35 euros com passagens liberadas por mês (estudantes até 25 anos pagam 22 euros).

Planos de celular

Como eu falei, vá buscar sua carteirinha, pois também é possível ter descontos dos planos de celular. Tanto na Vodafone, quanto na NOS você consegue preços exclusivos para estudantes. Consulte o pacote porque é possível ter descontos sensacionais.❤

Abrir conta no banco

Para isso você precisa do NIF e pegar na sua Junta da Freguesia (ver a junta mais perto do seu endereço) um papel que comprove que você está morando por aqui. Esse papel precisa ser preenchido e assinado por 2 pessoas ou estabelecimento (pode ser a faculdade, um comércio próximo ou a academia, por exemplo). Só assim você conseguirá abrir a sua conta.

Dica: Para fazer transferência de dinheiro eu tenho usado o TransferWise. Menores taxas e o dinheiro chega em até 4 dias úteis.

É hora de sair

Vou montar um post lindinho falando tudo de bom que você pode aproveitar nessa cidade (mas eu ainda to descobrindo). Espero que esse tenha te ajudado a se organizar e saber o que deve ser feito assim que chegar.

Agora é hora de curtir e ir para a famosa Praça da República nas noites de terça ou quinta-feira. Depois conto para vocês como funciona a noite por aqui. Mas isso é papo para outro post.

Beijos,
Elisa.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s