Brasileiros em Coimbra: como ir para Portugal

Viajandinhos,

Hoje quem tá aqui para falar um pouco sobre essa aventura de vir morar na Europa sou eu, Elisa. Para que nos acompanha no nosso Instagram já percebeu que me mudei para Coimbra e aqui estou fazendo um mestrado de marketing que terá duração de 2 anos. Pois bem (já sendo bem portuguesinha), muitos brasileiros estão buscando um lugar para estudar ou para trabalhar fora do país e esse post tem a intenção de te ajudar, caso seu sonho seja vir pra Portugal. 

Passaporte na mão no aeroporto do Rio de Janeiro
Hora de partir, mas antes disso. Como foi que eu resolvi ir pra Portugal?

Antes de contar como é a vida aqui, esse textinho vai te ajudar a escolher a universidade que te interessa e também as documentações necessárias. E olha… as burocracias são muitas, mas no final dá tudo certo! 🤞🏻

Vou contar um pouco da minha experiência e espero que ela possa te ajudar!

O que passa pela sua cabecinha?

Essa foi a pergunta da minha mãe no início do ano. O que passa por essa cabecinha? Quais são as suas pretensões profissionais e de vida?

Quando eu me inscrevi no curso de marketing em Coimbra eu tinha um emprego legal, amigos sensacionais (esses ainda tenho, mas eles estão curtindo o RJ sem mim) e uma família sempre presente (também tenho minha família que liga toda hora pra mim 😂). Eu estava bem confortável e não tinha motivos para reclamar. Mas o que eu realmente queria?

Eu decidi que queria aprender mais e ter uma experiência que me fizesse crescer pessoalmente e profissionalmente. E aqui está a primeira dica:

  1. Se você for sair do país para estudar, procure um curso que realmente faça diferença no seu currículo e PESQUISE! Isso é fundamental para você traçar seus objetivos na sua nova cidade.
  2. Pesquise sobre a cidade, custo de vida. Aqui em Coimbra, por exemplo, a Universidade é super reconhecida, é uma das mais antigas da Europa e com um programa de mestrado que supria minhas necessidades profissionais. Além do que o custo de vida aqui é barato, então achei uma boa opção.

Me inscrevi só pra esse curso e joguei a sorte no ar (ahaha). Mandei minha documentação e fiquei na torcida.

Universidade de Coimbra e Viajandinha na casa rosa
E parece que deu certo, né! Cá estou eu no primeiro dia de aula.

Documentações para a Universidade de Coimbra

Após definir sua faculdade, vai no site e veja as datas de inscrição. Para começar a faculdade em outubro eu comecei a mandar meus documentos em abril e olha são muitos. No site da universidade eles te indicam os processos.

💰Uma coisa muito importante, o processo é muito mais barato se você for cidadão europeu. Eu não precisei tirar visto e só consegui pagar o curso porque tenho dupla nacionalidade. Os preços ficam muito elevados (pelo menos para mim) quando se trata de estudantes internacionais (média de 7000 euros por ano na Universidade de Coimbra)

Essa é uma listinha das fases que precisei passar:

  1. Mandar currículo escolar da faculdade cursada no Brasil (meu curso é de mestrado).
  2. Currículo de experiências profissionais.
  3. Comprovante de residência no Brasil / contatos telefônicos
  4. Todo meu histórico escolar e da faculdade.
  5. Todos os meus certificados e cursos extras.
  6. Carta de recomendação
  7. Carta de apresentação
  8. Pagar uma taxa no valor de 20 euros.
  9. Visto ou passaporte europeu.

Se seu currículo estiver apto eles vão marcar uma entrevista por Skype com o coordenador do curso. E essa entrevista ele conversa, testa um pouco do seu inglês e confere sua disponibilidade de mudança. Se você passar pela primeira etapa, provavelmente vai tirar a entrevista de letra.

Viajandinha em Coimbra numa manhã de sábado
Aqui eu estava esperando o ônibus para ir para a aula. Engana-se quem pensa que a faculdade é tranquila

Como é feita a avaliação para entrar na Universidade de Coimbra

A avaliação é por pontos de cada material que você entregar. Quanto mais certificados, experiências e documentos você conseguir mandar, mais alta será sua pontuação. Depois conta a entrevista e a disponibilidade para começar o curso. Não há uma prova online, seus pontos são basicamente pela qualidade do seu histórico.

Quanto tempo demora para sair o resultado?

O resultado demorou cerca de 2 meses para sair. Eles dão uma listinha que não é fixa porque quem não passou pode recorrer e só depois de 2 semanas que liberam a lista oficial.

Se você passou agora é só alegria!! hahaha

Mentirinha, agora é a hora de pagar a mensalidade, pagar a matrícula (aproximadamente 50 euros) e começar a ver local para ficar, passagem e pensar na sua vida européia.

Rio Mondego e céu nublado numa tarde de domingo
Vista do Parque Mondego em Coimbra.

No próximo post falarei sobre minhas primeiras impressões da cidade e também custo de vista, como achar residências, transferências bancárias, transporte e esses detalhes.

Ficou animado para estudar por aqui ou em outra cidade em Portugal?
Espero que esse post tenha te dado uma luz por onde começar!

Beijos,
Elisa.

 

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s