Cajón del Maipo e Embalse El Yeso: chegamos ao paraíso

Olá, Viajandinhos!

Se você está planejando uma visita ao Chile , não tem como ignorar um dos passeios mais lindos do país: a região de Cajón del Maipo.

Cordilheiras dos andes e lago chileno
Embalse El Yeso

A maioria das agências de turismo oferece esse passeio e você pode contratá-lo desde o Brasil ou lá no Centro Histórico de Santiago. As opções geralmente são: Cajón del Maipo + Embalse El Yeso ou Cajón del Maipo + Termas Colinas. Fizemos o passeio com a Sousa’s Tour e o passeio foi impecável.

Curiosidades

Antes de mais nada, Cajón del Maipo é a região das Cordilheiras que está Embalse El Yeso (Represa de Gesso, em português). A represa foi construída para abastecer Santiago de água das Cordilheiras dos Andes. Como a região também é rica em gesso, recebeu o nome de “Embalse El Yeso”.

Quando ir?

O passeio acontece durante todo o ano, mas, no inverno, as saídas são restritas por conta da neve nas Cordilheiras dos Andes. Nós fomos no verão e as temperaturas estavam elevadas, mas, bem de manhã, ainda sem sol, estava bem frio.

Como é o passeio?

A agência faz o pick-up no hotel bem cedo, por volta das 6:30h e seguimos viagem até as Cordilheiras. Nosso guia falou que o passeio seria como o arco-íris: percorreríamos todo o arco íris, com lindas paisagens, pra chegarmos no potinho de ouro, o Embalse El Yeso. E ele estava mesmo certo. ❤

Nas pouco mais de quatro horas de percurso até Embalse El Yeso, fazemos várias paradas para  conhecer mais da região.

Segue esse roteiro

  • A nossa primeira parada é em uma loja de conveniência para comprar água, alguma comida e ir no banheiro.

Diquinhas que valem ouro

➡No passeio todo, só paramos nesse banheiro e em um banheiro no meio do caminho, que custa 500 pesitos. Então, aproveite essa parada pois o caminho será longo.

➡Recomendamos comprar um pacotinho de batata para ver o incrível efeito da altitude.

Pacote de batata Lay's em Embalse el Yeso
É demais e divertido ver como isso acontece

Continuação do roteiro

  • A segunda parada é na Puente el Toyo, onde podemos ver a força e beleza do Rio Maipo, o principal rio de abastecimento de Santiago.
  • A terceira parada é no Túnel El Tinoco. O túnel foi feito a mão e explosivos para passar o trem antigamente. A van para e percorremos o túnel escuro de 250m a pé. 💡É total escuridão, então prepare o flash do celular para poder observar o trabalhão que foi escavar aquilo.
  • A quarta parada é nas Las Cáscaras, que foram as casas que os trabalhadores que construíram a represa moravam entre 1954-64. São casas MUITO simples, aos pés das Cordilheiras e eles se amontoavam lá para dormir. As condições não eram das melhores e não consigo imaginar como era no inverno. Fato é que nem tudo que reluz é ouro, Embalse El Yeso é um lugar fantástico de lindo, mas a sua construção foi bastante árdua.
Las Cáscaras em Cajón del Maipo
Las Cáscaras
  • A quinta parada é em Embalse El Yeso. Até chegar lá, você fica estonteado com a beleza. As pessoas na vanzinha já começam a ficar eufóricas e a paisagem só vai ficando mais linda. É um lago azul, tão azul, com as Cordilheiras no fundo.

Fomos no verão e a neve estava só na pontinha. Paramos primeiro na parte mais alta e depois a van desce onde podemos até molhar os pézinhos na água gelada. O que eu vi foi que várias agências acabam parando as vans lá em cima e pronto. Mas o legal mesmo é ir até embaixo, poder aproveitar aquele lugar sem pressa.

estrada no chile e lago do embalse del yeso
Tem como não se apaixonar?
Represa no Chile as margens das Cordilheiras dos Andes
Eu estava bem feliz nesse lugar
Passeio em Embalse del Yeso e viajandinhas Bel
É ou não é o paraíso?

Paramos lá por umas duas horas e tivemos um picnic com queijos, frios e vinho. ❤
Não preciso dizer que foi fantástico. As fotos não conseguem demonstrar o quão lindo esse lugar é, mas tentamos compartilhar os melhores cliques para você conhecer um pouco e partir pra lá!

Embalse del yeso e lago aos pés das Cordilheiras
Atenção para a baixa umidade

 

Espero que tenha gostado do nosso roteiro e das nossas dicas. Aproveite esse passeio no verão que é a melhor época.

>> Mais dicas do Chile

Beijinhos,
Bel.

Autora Bel
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s