Olá Viajandinhos!
Nos dias 25, 26 e 27 de maio rolou a décima edição do Bourbon Festival Paraty, um festival de jazz, blues, r&b e soul que reuniu um line-up maravilhoso em uma cidade que é uma gracinha. E, é claro, que nós não ficamos de fora dessa!

Veja todas as nossas dicas para você curtir esse festival no próximo ano! Temos certeza que você não vai se arrepender, porque a vibe é uma delícia e a programação também. Além de ser um passeio maravilhoso para fazer com os amigos 😉
Do Rio de Janeiro até Paraty
Paraty fica no litoral sul do estado do Rio de Janeiro. A viagem da cidade do Rio de Janeiro até esse município dura um pouco mais de 4 horas (sem trânsito). A estrada é cheia de radar, mas a parte boa é que não há pedágios e não tem serra. Ou seja, é bem tranquila, mas é longe!
Saímos do Rio na sexta-feira às 20h e chegamos no festival aproximadamente 1 da manhã. Claro que fomos direto para os shows, afinal, não tínhamos tempo a perder. Então, junte uma galera animada que você conseguirá embarcar nessa viagem (mesmo depois de um dia de trabalho).

Paraty e seus encantos
A cidade é toda gracinha. De dia você pode curtir um passeio de barco ou ir até Trindade e fazer algumas trilhas e aproveitar a praia (era nossa ideia principal, mas com a greve dos caminhoneiros ficamos com medo de ficar sem gasolina – vamos ter que deixar para a próxima).

Algumas dicas básicas:
- A praia principal da cidade não é boa para banho.
- Paraty é uma cidade super fotogênica, você pode ficar um dia inteiro andando pelo centro e curtindo cada cantinho para um clique lindo (e fotografar as famosas portinhas).
- Vá com sapatos confortáveis. É difícil andar e fazer qualquer outra coisa no centro.
- Sapatos confortáveis e resistentes a água. Se chover é uma lama só, se não chover a maré pode estar alta e ter vários pontos de lama na cidade.
- Leve casaco, fez frio a noite.
- Não vá embora sem provar as cachaças (minha preferida foi a Gabriela) nos bares do centro. Eles são um charme, além de fazer parte do passeio.
- Faça um passeio de barco porque vale muito a pena… mas isso é assunto para o outro post.
Bourbon Festival Paraty
Os shows começam na parte da tarde e você pode estender sua canga, curtir um sol no gramado perto da Igreja Santa Rita. A noite o festival toma a praça principal e lá fica bem cheio e com várias opções de barquinhas para comida e bebida.

Sobre segurança e organização achei tudo bem tranquilo. Todas as pessoas pareciam estar em sintonia e só querendo aproveitar o som.
Após os shows é hora do cortejo! Para os foliões que curtem ficar até tarde o cortejo da sexta-feira terminou no nascer do sol na praia. Esse é o momento que vários músicos se juntam e saem andando pelas ruas como um grande bloco de carnaval. Tocando músicas atuais, só que com instrumentos de sopro, esse momento é uma verdadeira catarse para quem gosta de festa e boa música!

Dicas econômicas
Nosso passeio saiu bem em conta porque conseguimos uma casa para 10 pessoas próximo ao centro. Então a dica é juntar uma galera, dividir a gasolina, a casa e cada um levar um pouco de comida e bebida.
Não achei as coisas (comida e bebida) na cidade tão baratas, mas também não é nada absurdo. Você também pode optar por fazer compras no mercado de lá, sempre é mais barato que na rua.

Espero que você tenha curtido um pouco da cidade e que esse post seja uma inspiração para você participar do festival ano que vem. Realmente é uma experiência bem divertida!
Se ficou com alguma dúvida ou curiosidade, manda mensagem pra gente 😉
Beijos, Elisa.
1 comentário Adicione o seu