Paraty e o Bourbon Festival

Olá Viajandinhos!

Nos dias 25, 26 e 27 de maio rolou a décima edição do Bourbon Festival Paraty, um festival de jazz, blues, r&b e soul que reuniu um line-up maravilhoso em uma cidade que é uma gracinha. E, é claro, que nós não ficamos de fora dessa!

Centro histórico de Paraty e boneco na praia
Praia de Paraty

Veja todas as nossas dicas para você curtir esse festival no próximo ano! Temos certeza que você não vai se arrepender, porque a vibe é uma delícia e a programação também. Além de ser um passeio maravilhoso para fazer com os amigos 😉

Do Rio de Janeiro até Paraty

Paraty fica no litoral sul do estado do Rio de Janeiro. A viagem da cidade do Rio de Janeiro até esse município dura um pouco mais de 4 horas (sem trânsito). A estrada é cheia de radar, mas a parte boa é que não há pedágios e não tem serra. Ou seja, é bem tranquila, mas é longe!

Saímos do Rio na sexta-feira às 20h e chegamos no festival aproximadamente 1 da manhã. Claro que fomos direto para os shows, afinal, não tínhamos tempo a perder. Então, junte uma galera animada que você conseguirá embarcar nessa viagem (mesmo depois de um dia de trabalho).

Restaurante em Paraty
Centro histórico de Paraty

Paraty e seus encantos

A cidade é toda gracinha. De dia você pode curtir um passeio de barco ou ir até Trindade e fazer algumas trilhas e aproveitar a praia (era nossa ideia principal, mas com a greve dos caminhoneiros ficamos com medo de ficar sem gasolina – vamos ter que deixar para a próxima).

Centro Histórico de Paraty
Olha a Elisa gravando um videozinhos pros Viajandinhos!

Algumas dicas básicas:

  • A praia principal da cidade não é boa para banho.
  • Paraty é uma cidade super fotogênica, você pode ficar um dia inteiro andando pelo centro e curtindo cada cantinho para um clique lindo (e fotografar as famosas portinhas).
  • Vá com sapatos confortáveis. É difícil andar e fazer qualquer outra coisa no centro.
  • Sapatos confortáveis e resistentes a água. Se chover é uma lama só, se não chover a maré pode estar alta e ter vários pontos de lama na cidade.
  • Leve casaco, fez frio a noite.
  • Não vá embora sem provar as cachaças (minha preferida foi a Gabriela) nos bares do centro. Eles são um charme, além de fazer parte do passeio.
  • Faça um passeio de barco porque vale muito a pena… mas isso é assunto para o outro post.

Bourbon Festival Paraty

Os shows começam na parte da tarde e você pode estender sua canga, curtir um sol no gramado perto da Igreja Santa Rita. A noite o festival toma a praça principal e lá fica bem cheio e com várias opções de barquinhas para comida e bebida.

Gramado do Festival de Paraty
Essa é a Igreja Santa Rita e o gramado que o pessoal se junta para assistir aos shows.

Sobre segurança e organização achei tudo bem tranquilo. Todas as pessoas pareciam estar em sintonia e só querendo aproveitar o som.

Após os shows é hora do cortejo! Para os foliões que curtem ficar até tarde o cortejo da sexta-feira terminou no nascer do sol na praia. Esse é o momento que vários músicos se juntam e saem andando pelas ruas como um grande bloco de carnaval. Tocando músicas atuais, só que com instrumentos de sopro, esse momento é uma verdadeira catarse para quem gosta de festa e boa música!

Músicos em Paraty no festival de jazz
Nascer do sol com muito jazz

Dicas econômicas

Nosso passeio saiu bem em conta porque conseguimos uma casa para 10 pessoas próximo ao centro. Então a dica é juntar uma galera, dividir a gasolina, a casa e cada um levar um pouco de comida e bebida.

Não achei as coisas (comida e bebida) na cidade tão baratas, mas também não é nada absurdo. Você também pode optar por fazer compras no mercado de lá, sempre é mais barato que na rua.

Maré cheia em Paraty
Olhem as poças! Essa rua enche conforme a maré sobe.

Espero que você tenha curtido um pouco da cidade e que esse post seja uma inspiração para você participar do festival ano que vem. Realmente é uma experiência bem divertida!

Se ficou com alguma dúvida ou curiosidade, manda mensagem pra gente 😉

Beijos, Elisa.

Autora Elisa.
Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s