Equador: o que esperar

Autora Elisa

O Equador está virando um destino queridinho pelos brasileiros dentro da América do Sul, principalmente por causa do Arquipélago de Galápagos. Mas o que muita gente não sabe é que você pode ir dos Andes ao litoral em um mesmo país!

Sim, o Equador é regado de belezas naturais, além de ter um patrimônio cultural maravilhoso. Então, veja aqui o que você precisa saber antes de viajar para esse simpático país!

Teleférico em Quito no Equador
Vista de Quito! Será que passamos dessa placa?

Obs.: Nós fomos fazer as rotas dos vulcões e conhecer a capital, Quito. Ainda há muito o que conhecermos no Equador, porém esse post propõe uma visão geral do que você pode encontrar por lá 😉

Quatro climas em um só país

Você sabia que o país é dividido em quatro regiões bem diferentes?
É isso mesmo! Você pode ir para a região Amazônica e encontrar um clima úmido e vegetação bem verde, para os Andes e ver um clima mais hostil com montanhas com mais de 6.000 m de altitude. Também uma boa opção é Quito, a capital, uma região mais seca e cercada de vulcões e até mesmo para o litoral e curtir um dos arquipélagos mais lindos das Américas. Isso tudo em um dos menores países da América Latina!

Belezas naturais do Equador
Essa é a vegetação perto da entrada da Amazônia Equatoriana

Moeda do Equador

Para quem não sabe, a moeda do Equador é o dólar americano. Isso torna a viagem bem mais fácil e também faz do país um destino super procurado pelos americanos e europeus.

Culinária 

Confesso que tive um pouco de dificuldades na adaptação. Eles comem muitas sopas! E a mais conhecida é a Locro de Papas que consiste em batata, queijo e abacate! Só isso.

Locro de Papas, comidas do Equador
Locro de Papas. Essa imagem peguei na Internet!

O impressionante é que lá há muitos tipos de milhos e batatas, pois os carboidratos ajudam com a altitude, então, as comidas são repletas de carboidratos e sempre tem aquela cestinha de pão antes do prato principal. (Prepare-se para voltar com uns quilinhos extras 😂). 

E, é claro que não podia faltar o famoso chá de coca, que pra mim tem gosto de chá verde.

A minha dificuldade foi porque a comida é bem picante e também a maioria dos lugares não tem cara de restaurante como a gente conhece (não é brincadeira, mas os restaurantes mais populares, parecem lojas de ferramentas :O) e com cheiro de incenso.

Além disso, você pode se deparar com pratos tipo porquinhos da índia feitos como churrasquinhos, dependendo do lugar que você for.

Queijo equatoriano feito pelos índios
Esse é um queijo típico dos índios e é embalado numa folha. Parece muçarela de búfala.

Mas, se você for a Quito, tem uma rua super famosa chamada Isabel La Católica com ótimos restaurantes. E nas estradas, há lindas fazendas que servem pratos incríveis!

Previsão do tempo

Não se espante se a previsão do tempo não acertar o clima! Isso é bem imprevisível em todos os lugares que eu fui. Mas posso dizer que na capital rolou um clima bem seco, então levem bastante hidratante e manteiga de cacau.

Patrimônio Cultura da Humanidade

A cidade de Quito foi a primeira declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1978. Isso porque a cidade é repleta de história e muito ouro (falarei melhor no post do city tour). Se você optar ir Galápagos ou para a rota dos vulcões, Quito é uma boa opção para conhecer a cultura local e um pouco da história do país. De lá você pode pegar um carro e fazer as rotas!

Quito e o centro histórico
Bandeira do Equador em Quito

Cultura e vestimentas

Os equatorianos ainda mantém muito as tradições, é possível encontrar feiras de artesanatos, muitas missas nas igrejas da capital (é um país extremamente católico, devido à colonização espanhola) e índios de diferentes tribos nas cidades menores. Mas não são índios iguais os brasileiros, são andinos!

Além disso, é possível conhecer um pouco mais sobre a civilização inca, já que o último “Rei Inca” foi natural do Equador e há muito da cultura deles lá.

Obs.: Cuidado ao tirar fotos dos locais, eles não curtem muito. Afinal, eles estão na terra deles com a cultura deles! Os diferentões somos nós 😉

India equatoriana e vulcão
Mas eu tirei a foto da Carmem, a nossa guia ❤

Vulcões

Sim! Há! Vários! <3<3<3
Existem os adormecidos e os que ainda estão ativos. Esses são explosivos, mas não há uma grande erupção no Equador faz bastante tempo. É muito lindo ver um desses tão de pertinho. Vamos falar mais no post sobre a rota dos vulcões.

Mirante dos vulcões em Quito
Esse é o mirante do teleférico de Quito

Espero que você tenha curtido esse resumão do que é o Equador!
Teremos muito conteúdo por aqui sobre esse país que nos encantou ❤
Beijos, Elisa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s