Autora Elisa
O Equador está virando um destino queridinho pelos brasileiros dentro da América do Sul, principalmente por causa do Arquipélago de Galápagos. Mas o que muita gente não sabe é que você pode ir dos Andes ao litoral em um mesmo país!
Sim, o Equador é regado de belezas naturais, além de ter um patrimônio cultural maravilhoso. Então, veja aqui o que você precisa saber antes de viajar para esse simpático país!

Obs.: Nós fomos fazer as rotas dos vulcões e conhecer a capital, Quito. Ainda há muito o que conhecermos no Equador, porém esse post propõe uma visão geral do que você pode encontrar por lá 😉
Quatro climas em um só país
Você sabia que o país é dividido em quatro regiões bem diferentes?
É isso mesmo! Você pode ir para a região Amazônica e encontrar um clima úmido e vegetação bem verde, para os Andes e ver um clima mais hostil com montanhas com mais de 6.000 m de altitude. Também uma boa opção é Quito, a capital, uma região mais seca e cercada de vulcões e até mesmo para o litoral e curtir um dos arquipélagos mais lindos das Américas. Isso tudo em um dos menores países da América Latina!

Moeda do Equador
Para quem não sabe, a moeda do Equador é o dólar americano. Isso torna a viagem bem mais fácil e também faz do país um destino super procurado pelos americanos e europeus.
Culinária
Confesso que tive um pouco de dificuldades na adaptação. Eles comem muitas sopas! E a mais conhecida é a Locro de Papas que consiste em batata, queijo e abacate! Só isso.

O impressionante é que lá há muitos tipos de milhos e batatas, pois os carboidratos ajudam com a altitude, então, as comidas são repletas de carboidratos e sempre tem aquela cestinha de pão antes do prato principal. (Prepare-se para voltar com uns quilinhos extras 😂).
E, é claro que não podia faltar o famoso chá de coca, que pra mim tem gosto de chá verde.
A minha dificuldade foi porque a comida é bem picante e também a maioria dos lugares não tem cara de restaurante como a gente conhece (não é brincadeira, mas os restaurantes mais populares, parecem lojas de ferramentas :O) e com cheiro de incenso.
Além disso, você pode se deparar com pratos tipo porquinhos da índia feitos como churrasquinhos, dependendo do lugar que você for.

Mas, se você for a Quito, tem uma rua super famosa chamada Isabel La Católica com ótimos restaurantes. E nas estradas, há lindas fazendas que servem pratos incríveis!
Previsão do tempo
Não se espante se a previsão do tempo não acertar o clima! Isso é bem imprevisível em todos os lugares que eu fui. Mas posso dizer que na capital rolou um clima bem seco, então levem bastante hidratante e manteiga de cacau.
Patrimônio Cultura da Humanidade
A cidade de Quito foi a primeira declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1978. Isso porque a cidade é repleta de história e muito ouro (falarei melhor no post do city tour). Se você optar ir Galápagos ou para a rota dos vulcões, Quito é uma boa opção para conhecer a cultura local e um pouco da história do país. De lá você pode pegar um carro e fazer as rotas!

Cultura e vestimentas
Os equatorianos ainda mantém muito as tradições, é possível encontrar feiras de artesanatos, muitas missas nas igrejas da capital (é um país extremamente católico, devido à colonização espanhola) e índios de diferentes tribos nas cidades menores. Mas não são índios iguais os brasileiros, são andinos!
Além disso, é possível conhecer um pouco mais sobre a civilização inca, já que o último “Rei Inca” foi natural do Equador e há muito da cultura deles lá.
Obs.: Cuidado ao tirar fotos dos locais, eles não curtem muito. Afinal, eles estão na terra deles com a cultura deles! Os diferentões somos nós 😉

Vulcões
Sim! Há! Vários! <3<3<3
Existem os adormecidos e os que ainda estão ativos. Esses são explosivos, mas não há uma grande erupção no Equador faz bastante tempo. É muito lindo ver um desses tão de pertinho. Vamos falar mais no post sobre a rota dos vulcões.

Espero que você tenha curtido esse resumão do que é o Equador!
Teremos muito conteúdo por aqui sobre esse país que nos encantou ❤
Beijos, Elisa.
1 comentário Adicione o seu