Passeio histórico em Ouro Preto

Autora Elisa

Prepare as perninhas, porque hoje nosso passeio é em Ouro Preto. Um município de Minas Gerais muito conhecido por sua arquitetura colonial e suas ladeirinhas ótimas para tonificar o bumbum 😄
Ouro Preto faz parte da nossa história e tem muita gente jovem por conta das repúblicas e a galera que também vai curtir o Carnaval que é animado.  🎉

Obs.: Pra quem tá na capital mineira, Belo Horizonte, Ouro Preto fica pertinho. Aproximadamente 1 hora de carro, quase 100 kms. Vale a pena 😉

Antiga Vila Rica, atual Cidade Monumento Nacional
Ladeirinhas da tonificação dos cambitos ❤ São umas gracinhas, mas escorregadias haha.

Então, vem com a gente conhecer um “cadinho mais” dessa cidadezinha que nos encantou ❤

A pé em Ouro Preto: dica básica

Algumas dicas importantes:

  1. Se você tiver disposição e estiver de carro, largue-o perto da Praça Tiradentes e faça seu roteiro a pé. Assim você evita de ter que ficar procurando vagas e corte mais o local, já que as ruas são estreitas.
  2. VIAJANDINHOS DO MEU CORAÇÃO, vão de tênis. Não façam igual a mim que estava com uma sandália lindinha e que me fazia escorregar em cada pedra daquelas ruas.
  3. Infelizmente para quem não está podendo andar muito ou está com a mobilidade prejudicada, Ouro Preto não é uma cidade adaptada 😦

É tudo mais ou menos pertinho, o problema mesmo são as ladeiras e as pedrinhas.

Dicas para mobilidade em Ouro Preto
Olhem os carrinhos estacionados e as ruazinhas como são! Prestem atenção.

Praça Tiradentes: início do roteiro

Foi aqui que começamos nosso roteiro. Na praça há uma estátua do Tiradentes, uma homenagem no local onde a cabeça do mártir da independência foi exposta em 1792. Também há o Museu da Inconfidência que visitamos, mas que não podem ser tiradas fotos 😦

Entrada no Museu

💰 R$ 10,00 – inteira
💰 R$ 5,00 – meia

Na lateral do Museu também encontramos a Igreja Nossa Senhora do Carmo que virou Museu do Oratório e é um exemplar da tradição rococó no Brasil.

💭É engraçado podermos ver o cenário daquilo que a gente aprende na escola, eu adoro!

As igrejas de Ouro Preto

Ô cidade para ter igrejas! Algumas são pagas, outras são gratuitas. É importante lembrar que Ouro Preto foi casa de Aleijadinho, um importante artista brasileiro da época colonial.

Mirante em Ouro Preto, Minas Gerais
A Igreja São Francisco de Paula estava fechada, mas oferece um mirante lindo da cidade. Além da sua beleza de arquitetura!

E, por isso, há muito de sua obra na cidade, principalmente as igrejas barrocas com uma pegada colonial.

O Museu de Aleijadinho está situado na  Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, em frente à feirinha de Pedra Sabão, ótima pra quem quer comprar artesanato local.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Essa igreja é um pouquinho mais afastada e pegamos o carro para visitá-la!
Ela é um símbolo do barraco nacional e também é trabalho de Aleijadinho. Além disso, não são cobradas taxas para visitação.

Atenção para o tempo na cidade que é bem instável! Essa foto foi no mesmo dia que as demais:

Igreja Barroca em Ouro Preto, feita por Aleijadinho
Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Final do dia

Já deu pra ver que a cidade tem muito para se conhecer. E isso é só a parte histórica! Ainda tem a parte das belezas naturais e as festinhas que devem ser exploradas, afinal, é cultura né gente :p
No site da prefeitura da cidade você encontra toda programação de eventos e informações sobre os pontos turísticos de Ouro Preto!

Espero que vocês tenham curtido nossas dicas 🙂
Nós amamos Ouro Preto e estamos encantadas por Minas!

>> Veja também sobre as Minas de Ouro Preto

Qual será o próximo destino?

Beijos, Elisa.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Oi! Já tive o prazer de visitar Ouro Preto. A cidade é um tesouro histórico. As fotos do blog estão lindíssimas! Deu até vontade de voltar lá!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s