Barcelona: Visitando o Park Güell

Autora Bel

Bom pessoal, devo dizer que, depois daquela experiência corrida/furada por Barcelona, eu voltei em maio desse ano! 🙂 E vamos falar de uma das minhas atrações favoritas da cidade: o Park Güell ❤

O parque começou a ser projetado em 1900, foi arquitetado por Gaudí e sua intenção, junto do proprietário Sr. Güell, era transformar o espaço em um condomínio. Por isso, tudo foi muito bem pensado por Gaudí para que, além de “diferenciado” (podemos usar esse termo para as obras dele?!), fosse funcional.

Diquinha: se você não sabe quem foi Gaudí, a gente te ajuda para você chegar informado em Barcelona 😉

Entrada do Park Güell

Quando entramos na parte monumental do parque, logo nos deparamos com a vista linda para a cidade de Barcelona e com os banquinhos:

Park Güell: Obras Gaudí em Barcelona
Park Güell: Bancos de Gaudí

Como ali era para ser um condomínio, aquele espaço dos bancos era para ser a área social do lugar, onde as pessoas pudessem conversar e passar o tempo. Os bancos, apesar de “esquisitões” são muito confortáveis e foram feitos para todos os tipos de pessoas. Tem um ~morrinho~ na parte da lombar que oferece conforto e o encosto na cabeça pode ser para os mais baixinhos e para os mais altos.

Colunas do parque Guell em Barcelona Espanha
Sala das 100 colunas Parque Güell

Conhecida como a “Sala das 100 colunas”, não tem 100 colunas rs, mas foi criada para ser um mercado. Como tudo é muito funcional, até uma parte da coluna é de azulejo para evitar que os alimentos sujassem muito as colunas. Além disso, muitas das colunas são ocas pois escondiam um sistema de canalização de água, que vai diretamente para um reservatório na parte debaixo do parque. Muito legal, né?

Parque Güell e Sala dos 4 Sols
4 Sols: Parque Güell

A sala conta com 4 Sol(s) no teto, cada um representa uma estação do ano.

Descendo as escadas, temos o famoso “dragão” – para mim, é um lagarto. São muitas pessoas tentando tirar uma foto. Ali, vale gastar um tempinho a mais para ver a riqueza da escadaria. Olhem essas fotos que lindas:

Barcelona, Escadaria, Gaudí
Escadaria de Gaudí
Dragão do Parque Güell
Dragão de Gaudí
Mosaicos do Pargue Güell
Parte do mosaico de Gaudí
Parque Güell e a obra de Gaudí
É um parque muito fofolindo ❤

Para terminar as curiosidades deste post (tem muitas mais), esse lugar da foto abaixo eram para as carruagens deixarem os passageiros. Uma rotunda em que os cavalos entravam lá, deixavam as damas e seguiam pelo círculo sem interromper o trânsito (muito espertinho esse Gaudí).

Parque Güell, Barcelona e obras de Gaudí
Vamos chamar Gaudí para organizar o trânsito do RJ?

Curiosidades

É um lugar lindo, muito diferente porque a arquitetura de Gaudí, para mim, é, no mínimo, impactante. E é muito interessante pensar que tudo ali foi pensado para ser extremamente funcional, não é mesmo?

Escadaria do Parque Güell em Barcelona
Visão ampla da escadaria

Bom, fato é que, na época, o lugar foi um fiasco. Só quem morou lá foi a família Güell, o advogado da família e Gaudí. Por ser muito distante da cidade, a história de “um lugar mais limpo e verde para se viver” não pegou, até porque Barcelona não era uma cidade tão urbanizada assim na época para precisar de um refúgio tão distante.

Mas hoje é, definitivamente, um sucesso!! O parque fica lo-ta-do!!

Informações úteis:

  • Como chegar: O ônibus é a opção mais barata que te deixará mais perto do parque. As linhas que lá passam são: H6, 32, 24 e 92.
  • Preço 2017: 8 Euros na bilheteria, 7 Euros online (+- R$ 28,00) – Vale lembrar que você pode andar por uma parte do parque de graça, mas precisa pagar para visitar a parte monumental.

Para mais informações, confira o site do parque.

Beijos,

Bel.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s