Coastal Walk: Bondi to Coogee

Autora Elisa

Oi pessoal!

❗ Atenção, atenção ❗

O texto de hoje é para os aventureiros de plantão que querem conhecer Sydney andando e ver as mais lindas paisagens da cidade! 

  • Nível da caminhada: fácil
  • Fácil acessibilidade
  • Extensão: 6km (Bondi até Coogee)
Praia de Bondi no início da Coastal Walk
Bondi Beach

Esse é aquele típico passeio que você não pode deixar de fazer ao viajar para Sydney. A Coastal Walk, ou passeio costeiro, é uma caminhada que beira praias paradisíacas desde o bairro de Bondi até o bairro de Malubra, sendo o caminho mais famoso o chamado Coogee Walk, que é a caminhada do bairro de Bondi até Coogee.

➡ Esse percurso você pode fazer em menos de 2 horas, mas você não vai querer! O ideal é tirar um dia para aproveitar as 5 praias e mergulhar nas águas do oceano pacífico. 

O que levar na caminhada

  • Filtro solar
  • Canga ou toalha
  • Água
  • Seu animalzinho doméstico é bem vindo.
  • Lanche (tem lugar para fazer piquenique e churrasco. Se você quiser fazer o típico programa brasileiro e levar seu isopor, você terá churrasco na beira da praia). As churrasqueiras são liberadas para qualquer um, só não são permitidas bebidas alcóolicas.  
  • Vá de roupa de banho. Lá tem vestiários espalhados pela costa, caso você queira tomar banho.
  • Eu fui de tênis, mas o ideal é levar um chinelo para aproveitar a praia.

Observações importantes

  1. Nessas praias, há bandeiras no local onde você pode nadar. O local é demarcado e os guarda-vidas estão responsáveis pela área delimitada. Há várias placas para não nadar fora dessa área.
  2. Em algumas praias há detector de tubarões e outras não. Achei essa informação relevante hahaha. Preste atenção no seu mergulho, mas os ataques são muito raros!
  3. Caso você não queira mergulhar no mar, há diversas piscinas artificiais com a água do mar. Nelas você pode praticar até natação, depende do quanto elas estarão cheias.

Começando por Bondi

Acesso

Na verdade, a rota é bem democrática e você pode optar por qual bairro começar. Inclusive, caso você não queira andar tudo, você consegue caminhar pelas praias que há no meio do caminho, sem perder o visual.

Eu peguei um ônibus que me deixou em Bondi e lá começou a minha jornada com essa linda vista.

Dica: o sistema de transporte de Sydney é todo integrado, logo você terá que ter um cartão chamado Opal. No app do Opal você encontra a melhor opção de transporte para chegar lá e quanto tempo vai demorar todo o trajeto enquanto estiver no transporte público. É muito útil para ver todos os horários de ônibus, trens e barcas.

Primeira praia: Tamarama

Essa é uma praia cheia de pedras e poucas pessoas mergulham ou param nela. Mas o visual já é de arrepiar!

Tamarama Beach na Coastal Walk
Tamarama Beach

Bronte é um paraíso

Além da praia cristalina, em Bronte você vai achar umas churrasqueiras logo atrás da praia e que podem ser usadas por qualquer pessoa. Por lá, entrei em uma piscina natural que há no meio das pedras logo na entrada da praia. A água é bem gelada, mas a energia do lugar e a paisagem vão fazer você esquecer esse detalhe e se jogar no mar.

➡ Preste atenção na maré, se ela estiver muito alta, provavelmente as pedras estarão escondidas e não haverá essa piscininha. 

Costal Walk de Bondi até Coogee
Costal Walk: Panorâmica
IMG_2711
Coastal Walk
IMG_2720
Bronte Beach

Clovelly: o lugar certo para mergulho

O caminho é tão peculiar que entre Bronte e Clovelly há um cemitério. Mas nada desses de filme de terror, porque o lugar é lindo e muito bem cuidado.

Cemitério na travessia
Cemitério na Coastal Walk

Após atravessar o cemitério (o deck original da trilha foi destruído por uma tempestade e ainda está em reforma) e andar um pouco, você chegará a praia de Clovelly. Lá tem um mapa de mergulho para você ver os corais, pode levar seu óculos de mergulho e aproveitar o passeio debaixo d’água.

Araranha nas praias
Pausa para ver essa aranha!
Underwater Nature Trail
Mapa do mergulho: Underwater Nature Trail

Dunningham Reserve

Parada certa antes de chegar a Coogee, esse parque tem uma praia escondidinha e uma vista linda dela. Depois disso, há um gramado excelente para piqueniques e para um click perfeito. Eu parei ali e lanchei no gramado. O pessoal costuma pegar sol ali mesmo.

IMG_2729
Coastal Walk View
IMG_2730
Chegando em Dunningham Reserve
IMG_2736
Dunningham Reserve
DSC05449
Dunningham Reserve para piquenique

Enfim, Coogee

Chegar em Coogee é dar de cara com o Coogee Pavilion, um lugar com ótimos restaurantes. A praia é de tamanho médio e é uma graça! Ótima para passar o resto da tarde.

Coogee Pavilion: restaurantes
Coogee Pavilion
Coogee Beach: dia de sol
Coogee Beach
Coogee Beach: piscina
Pisicininha com águas do mar
Piscina em coage beach
Piscina e praia

O caminho até Maroubra 

Eu segui para Maroubra, mas a trilha é interrompida e tive que passar no meio do bairro que é um sobe e desce danado. Me perdi e me achei, mas a partir de Coogee a trilha fica vazia, não tão intuitiva e cansativa. Quando cheguei à praia voltei para Coogee, pois é uma praia de bairro, com o mar mais aberto. Enfim, não achei que valeu o esforço, a dica é ficar por Coogee e aproveitar o visual.

IMG_2747
Maroubra
Maroubra
Entre Coogee e Maroubra

Agora é só aproveitar o passeio 😘

Espero ter ajudado.  

Beijos, Elisa.

 
Anúncios

3 comentários Adicione o seu

  1. GUTA disse:

    Adorei as dicas. Cada vez mais interessante o blog. Parabéns!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s