Autora Elisa
Oi pessoal!
❗ Atenção, atenção ❗
O texto de hoje é para os aventureiros de plantão que querem conhecer Sydney andando e ver as mais lindas paisagens da cidade!
- Nível da caminhada: fácil
- Fácil acessibilidade
- Extensão: 6km (Bondi até Coogee)

Esse é aquele típico passeio que você não pode deixar de fazer ao viajar para Sydney. A Coastal Walk, ou passeio costeiro, é uma caminhada que beira praias paradisíacas desde o bairro de Bondi até o bairro de Malubra, sendo o caminho mais famoso o chamado Coogee Walk, que é a caminhada do bairro de Bondi até Coogee.
➡ Esse percurso você pode fazer em menos de 2 horas, mas você não vai querer! O ideal é tirar um dia para aproveitar as 5 praias e mergulhar nas águas do oceano pacífico.
O que levar na caminhada
- Filtro solar
- Canga ou toalha
- Água
- Seu animalzinho doméstico é bem vindo.
- Lanche (tem lugar para fazer piquenique e churrasco. Se você quiser fazer o típico programa brasileiro e levar seu isopor, você terá churrasco na beira da praia). As churrasqueiras são liberadas para qualquer um, só não são permitidas bebidas alcóolicas.
- Vá de roupa de banho. Lá tem vestiários espalhados pela costa, caso você queira tomar banho.
- Eu fui de tênis, mas o ideal é levar um chinelo para aproveitar a praia.
Observações importantes
- Nessas praias, há bandeiras no local onde você pode nadar. O local é demarcado e os guarda-vidas estão responsáveis pela área delimitada. Há várias placas para não nadar fora dessa área.
- Em algumas praias há detector de tubarões e outras não. Achei essa informação relevante hahaha. Preste atenção no seu mergulho, mas os ataques são muito raros!
- Caso você não queira mergulhar no mar, há diversas piscinas artificiais com a água do mar. Nelas você pode praticar até natação, depende do quanto elas estarão cheias.
Começando por Bondi
Acesso
Na verdade, a rota é bem democrática e você pode optar por qual bairro começar. Inclusive, caso você não queira andar tudo, você consegue caminhar pelas praias que há no meio do caminho, sem perder o visual.
Eu peguei um ônibus que me deixou em Bondi e lá começou a minha jornada com essa linda vista.
Dica: o sistema de transporte de Sydney é todo integrado, logo você terá que ter um cartão chamado Opal. No app do Opal você encontra a melhor opção de transporte para chegar lá e quanto tempo vai demorar todo o trajeto enquanto estiver no transporte público. É muito útil para ver todos os horários de ônibus, trens e barcas.
Primeira praia: Tamarama
Essa é uma praia cheia de pedras e poucas pessoas mergulham ou param nela. Mas o visual já é de arrepiar!

Bronte é um paraíso
Além da praia cristalina, em Bronte você vai achar umas churrasqueiras logo atrás da praia e que podem ser usadas por qualquer pessoa. Por lá, entrei em uma piscina natural que há no meio das pedras logo na entrada da praia. A água é bem gelada, mas a energia do lugar e a paisagem vão fazer você esquecer esse detalhe e se jogar no mar.
➡ Preste atenção na maré, se ela estiver muito alta, provavelmente as pedras estarão escondidas e não haverá essa piscininha.



Clovelly: o lugar certo para mergulho
O caminho é tão peculiar que entre Bronte e Clovelly há um cemitério. Mas nada desses de filme de terror, porque o lugar é lindo e muito bem cuidado.

Após atravessar o cemitério (o deck original da trilha foi destruído por uma tempestade e ainda está em reforma) e andar um pouco, você chegará a praia de Clovelly. Lá tem um mapa de mergulho para você ver os corais, pode levar seu óculos de mergulho e aproveitar o passeio debaixo d’água.


Dunningham Reserve
Parada certa antes de chegar a Coogee, esse parque tem uma praia escondidinha e uma vista linda dela. Depois disso, há um gramado excelente para piqueniques e para um click perfeito. Eu parei ali e lanchei no gramado. O pessoal costuma pegar sol ali mesmo.




Enfim, Coogee
Chegar em Coogee é dar de cara com o Coogee Pavilion, um lugar com ótimos restaurantes. A praia é de tamanho médio e é uma graça! Ótima para passar o resto da tarde.




O caminho até Maroubra
Eu segui para Maroubra, mas a trilha é interrompida e tive que passar no meio do bairro que é um sobe e desce danado. Me perdi e me achei, mas a partir de Coogee a trilha fica vazia, não tão intuitiva e cansativa. Quando cheguei à praia voltei para Coogee, pois é uma praia de bairro, com o mar mais aberto. Enfim, não achei que valeu o esforço, a dica é ficar por Coogee e aproveitar o visual.


Agora é só aproveitar o passeio
Espero ter ajudado.
Beijos, Elisa.
Adorei as dicas. Cada vez mais interessante o blog. Parabéns!!!
CurtirCurtir