Autora Bel
Olá! Chegou a hora das comprinhas *.*
Eu amo fazer compras e isso não é segredo pra ninguém. E na China tudo funciona a base da negociação, então, fazer compras e poder barganhar é como estar no paraíso! Confira essas dicas para não sair no prejuízo e sair feliz com suas aquisições 😉

Mas vamos lá, como barganhar?
A primeira vez que fui a um mercado na China e que pude barganhar, não sabia muito bem como fazer e quanto pedir. Procurei na internet e as dicas dizem que o ideal é pedir 25% do preço ofertado ( não é 25% a menos, ok?). Provavelmente, você não vai conseguir por esse preço, mas pode pagar algo próximo a 30/35% do primeiro preço ofertado. O negócio é jogar o preço lá em baixo para chegar a um acordo com o vendedor.
A dica aqui é chorar, fazer drama e não aceitar o choro do vendedor.
O primeiro mercado que eu fui foi no Silk Market, mas não é um mercado bom para barganhar. Lá é muito turístico, tem muitas falsificações, principalmente das sedas, com isso os preços não ficam tão baixos.
Onde barganhar?
Pequim é cheio desses mercados, mas nem todos são lugares propícios para barganhas. Se você vir a calculadora na bancada, você está no lugar certo! Se não tem calculadora, talvez não seja o lugar certo de você mostrar suas habilidades de negociação.
Eu posso sugerir o Pearl Market, fica perto do Temple of Heaven. Então, a dica é começar o dia no Temple of Heaven e terminar no Pearl Market.

O Pearl Market foi onde tive as melhores negociações, e o melhor lugar que achei para comprar souvenirs. Lá, além de souvenirs, tem seda, eletrônico, pérolas, fake bags, brinquedos, roupas… enfim, tem de tudo.
➡ O preço varia pela sua cara, se seu olhinho é puxado ou não, se você fala mandarim… não tem preço marcado e eles colocam o preço na hora que você pergunta.
❗ Geralmente, se você não quiser comprar algo, nem pergunte quanto é, porque eles vão fazer de tudo para você levar e vão ficar um pouco irritados se você não comprar. Claro que, se você achava que o preço era X e na verdade é 10X, você não vai comprar, mas tenha sempre em mente antes de perguntar o preço quanto você quer pagar.
O que falar na hora da negociação?
Um exemplo de uma conversa normal é assim:
- – Quanto é?
- – 100 RMB
- -Nossa, muito caro.
- – Quanto você quer pagar?
- – 25 RMB
- – Ai, minha amiga, isso é muito pouco, não dá para ser isso… (limpam a calculadora e oferecem 50 RMB)
- – Não, não… não vou levar. Sou estudante, não tenho esse dinheiro. Meu dinheiro voou.
- – Tá bem, 35 RMB, pode ser?
- – Não.. vou embora (ai você sai andando)
- – (Alguém te grita) Tá bom, tá bom.. 25 RMB.
Isso é um diálogo real.. você pode usar as mais diversas justificativas, sair andando também é uma opção.
História real
Uma vez, saí andando porque a moça me pediu 250 RMB em algo que eu sabia que custava no máximo 40 RMB. Então, ela foi me acompanhando até o final do corredor e, no fim, comprei por 25 RMB.
Boas compras!
Beijinhos,Bel.
Amei!!!!
CurtirCurtir
Olá
Meu Deus eu ia enlouquecer em um lugar desse, quanta coisa linda em?
Imagens e dicas perfeitas. Amei este post.
Bjs boa semana pra vocês.
Isabel
http://www.maisqueumaviajante.com.br
CurtirCurtir