Chegando na China II: Como (não) comprar um chip de celular

Autora Bel

Esse é um post de continuação das minhas primeiras aventuras no solo do dragão asiático. Mas, vai ser muito útil para você saber como conseguir um chip de celular e ter uma comunicação digna com o ocidente (já que o acesso ao wifi é bem restrito).

Cheguei ao meu destino, me adaptei ao quarto que escolhi previamente no Brasil, tudo beleza… Mas precisava avisar à minha mãe que estava viva e isso não foi uma tarefa fácil.

O fato é que eu contratei um roaming internacional da Claro justamente para quando eu chegasse , pudesse ligar para minha mãe avisando que estava tudo bem. Mas, desde que eu pisei na China e liguei meu celular, nenhum sinal apareceu (valeu, Claro) e o wifi do aeroporto não funcionou.

Sorria, você chegou na China

E não consegue avisar a ninguém

Pronto, ai vem minha maior aventura! Eu não tinha wifi na minha acomodação e estava muito cansada para descobrir como comprar o passe do wifi naquele dia. Eu só queria tomar um banho e dormir. Então, a preguiça falou mais alto e eu vi uma lojinha em frente a minha acomodação escrito “China Unicom” e pensei: “perfeito! eu compro um chip e tenho internet logo”. Tão inocente…

Fui à loja (devo dizer que não era propriamente uma loja da China Unicom, mas sim, uma loja que consertava computador, vendia de tudo, inclusive cartão telefônico), falei com o dono que queria um cartão pré-pago para navegar na internet. Ele pegou um cartão da China Unicom, falou que era RMB 100,00 (aproximadamente R$ 45,00), eu paguei e achei que estava tudo ok. Hahaha…

(Que minha vó não termine de ler este post)

Dica: Quem quiser converter Real por Yuan Chinês usa esse site!

O vendedor perguntou pelo meu passaporte, eu mostrei e, então, ele pediu que eu o acompanhasse. Eis que ele pega uma motoca e fala: “vamos! senta ai”. Gente, primeiras horas num lugar completamente novo, eu querendo descansar e só pensava para onde esse cara tava me levando. Acho que isso foi a coisa mais louca que já fiz na minha vida.

Eu só perguntava para onde a gente tava indo e ele não me respondia, falava só para eu esperar que a gente já ia chegar.

O trânsito de Pequim

Imaginem um trânsito com muitos carros que não obedecem sinal; o dobro desses carros de bicicletas/motos elétricas que não fazem barulho e, claro, não obedecem nem o sentido da rua quiçá o sinal; e o triplo dessas motocas de pessoas que não tão nem ai para nada e entram na frente dos carros e das outras motocas. Pois bem, este é o trânsito de Pequim.

Agora imaginem eu, euzinha, na garupa de uma motoca no meio desse trânsito louco, sem saber para onde eu tava indo. Eu queria estar com minha câmera nesse momento para gravar minha cara de apavorada.

Transito caótico em gif

Conseguindo o Chip chinês

O dono da lojinha me levou até a loja oficial para eu poder preencher os dados, eles fazerem toda a parte burocrática e, eu enfim, consegui ter um chip pré-pago com internet.

Depois, voltei para a lojinha do cara e ele colocou o chip para mim, a esposa dele me deu o telefone dela para se eu tivesse algum problema… deu tudo certo! Imagino que eu tenha pago mais do que o valor do chip original, mas só de ele ter me ajudado na loja oficial, ter me dado um chip com exatamente o que eu queria e não ter me sequestrado hahaha já valeu.

Lembram que no outro post eu disse que os chineses sempre são muito solícitos para ajudar? Então, esse é um bom exemplo…

No final, tudo deu certo, o chip funcionou no mesmo momento e consegui avisar à mamãe que estava viva.

Dicas sobre o uso da Internet

Ps.: o meu chip não funciona o 3G/4G, fica sempre no EDGE e isso faz com que a internet fique muito muito muito lenta e nem todos os sites carregam.

Eu voltei depois da loja da China Unicom e o atendente me explicou que é por conta do modelo do meu iPhone. Eu comprei meu celular no Brasil e o modelo é diferente do daqui (atrás do celular, perto da onde tem o símbolo da Anatel tem o número do modelo). O atendente me recomendou eu tentar comprar um chip do China Telecom para testar se eu não teria o mesmo problema, mas como eu já tinha comprado esse e tenho wifi na acomodação, não quis mudar.

Vale lembrar que, na China, Google, Instagram, Facebook, Youtube são bloqueados. Então, se você deseja acessá-los, tem que baixar o VPN antes de viajar. Não posso dar muitas dicas sobre isso porque o VPN que eu baixei, Green VPN, não funciona. Mas, geralmente, o que mais usam aqui é o Express VPN.

Beijinhos,

Bel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s