Primeiras impressões da China: Parte I

Autora Bel

Realizei meu sonho de vir pra China e já tem até post no blog dando dicas do metrô winkMas… preciso falar da minha chegada e primeiras impressões.

Indo para a China

A viagem para a China é muito desgastante e o jetlag atrapalha os primeiros dias. Eu moro no Rio, peguei um vôo numa quarta-feira a noite com destino a Londres. Chegando em Londres, depois de pouco mais de 10h de viagem, esperei mais 4h no aeroporto e depois, mais 11h de viagem. Cheguei em Pequim na sexta de manhã.
Eu falo mandarim há um tempo já e achei que estava preparada o suficiente para a viagem.

Ledo engano rs. eek

Chegando lá

Primeira etapa: troca de dinheiro

Chegar na China é encontrar quase nada escrito em outra língua a não ser mandarim (em ideogramas, ressaltando), é encontrar poucas pessoas que falem o mínimo de inglês.
Peguei as malas no aeroporto e fui trocar dinheiro.

Aqui vai a primeira dica deste post: troque dinheiro somente em BANCOS ou no aeroporto. Não confie em casas de câmbio. Preste atenção no dinheiro recebido, não aceite dinheiro rabiscado ou rasgado, é complicado depois de aceitarem.

Eu troquei um pouco de dinheiro no aeroporto, a taxa é pior que nos bancos, mas lá você ainda consegue alguém que fale inglês (nos bancos que eu fui, não encontrei quem falasse). No aeroporto, eles só aceitam notas de USD 50,00 ou USD 100,00 novas. Eu tinha algumas notas de USD 20,00 que não foram aceitas. Mas nos bancos, pode trocar notas menores.

Levem suas máscaras

Sem muito blá blá blá. Quando a poluição está demais você vai precisar delas pra respirar.

Com certeza não vão ser as fotos mais bonitas que você vai tirar, mas vão ser uma mão na roda.

Máscara de filtro de ar em Pequim
Eu com a máscara de filtro em uma noite nevosa.

Próxima etapa: O táxi

Malas ok, dinheiro ok, vamos pegar o táxi.
O aeroporto de Pequim é bem organizado nesse sentido. Você pega um elevador para um andar que só tem táxi com filas organizadas para os padrões chineses rs.
Como a maioria dos aeroportos, tem um serviço de táxi “exclusivo” do aeroporto. Eu perguntei quanto seria para onde eu tinha que ir (Haidian District) e saía por RMB 280,00. Claro que eu peguei o táxi normal. O taxista não ficou muito feliz porque era distante do aeroporto, reclamou, mas no final me cobrou RMB 105,00.

Seguem algumas dicas de ouro pra você pegar um táxi sem maiores problemas:

  1. Segunda dica: tenha sempre em mãos o endereço escrito em ideogramas chineses. Muitos taxistas não leem pinyi (letras normais) e ainda não peguei um táxi com GPS, por isso, tenha pelo menos alguma noção da onde você está indo para não levar uma volta.
  2. Pequim é dividido em “Ring Roads” e, se você souber para qual “Ring Road” você vai, fica fácil de ver pelas placas do trânsito (elas são escritas em ideogramas e pinyi).
  3. Sempre peça a nota fiscal no táxi, serve para o taxista não te cobrar outro preço que não o da nota.
  4. Essa dica serve não só para táxis mas também para mercados, feiras ou locais com muitos turistas: prefira sempre ter o dinheiro trocado, nunca se sabe quando você pode receber fake money. Uma amiga minha recebeu do caixa eletrônico, então quanto mais você puder evitar receber trocos, melhor. Prefira trocar seu dinheiro em locais que você considere mais seguro (hotel, supermercado, restaurantes).

O que posso dizer é que, apesar de não serem o povo mais educado do mundo (me incomoda muito eles cuspindo toda hora e passando na sua frente na fila), os chineses não se importam muito com o que você está fazendo ou deixando de fazer e isso é bom porque te dá mais liberdade. Eles também estão sempre dispostos a ajudar se você pedir por ajuda e, no final, o máximo que eles vão te pedir é uma selfie haha.
No próximo post, eu continuo minha aventura e conto para vocês como foi comprar um chip de celular em Pequim.

Beijinhos, Bel.

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s