Como tirar o visto australiano

Autora Elisa
Oba, viagem à vista!
Decidi embarcar em mais uma aventura quando meu namorado me avisou que iria passar 8 meses em Sydney. Eu, prontamente, resolvi visita-lo (acho digna uma visitinha, pois ele ficaria muito triste todo esse tempo sem mim :X – assim eu espero).
Organizei minhas férias no trabalho e todas as pendências que tinha na faculdade para conseguir ir para a Austrália em março desse ano (em breve teremos post de lá). Como ainda sou estudante e estagiária, conciliar uma viagem dessas fora das férias universitárias foi uma árdua tarefa, mas acho que vai dar tudo certo #oremos.

 

Comprei minhas passagens em dezembro do ano passado quando consegui uma promoção bizarra. Não sei se todos sabem, mas passagem para a Austrália é extremamente cara e quando o aplicativo “Melhores Destinos” apitou com uma super promoção, eu comprei no mesmo dia.

 

Aliás, peguem essa dica, Melhores Destinos dá uma salvada boa e olha que nem to recebendo para falar isso (podia tá,  porque essa viagem tá me custando uma vida).

 

Voltando ao post, os itinerários para ir para Austrália podem variar bastante com relação ao preço e a rota, mas vou falar isso mais pra frente no meu post sobre compra de passagem. Vou focar no visto, ou melhor, NA NOVELA DO VISTO.

 

Como tirar o visto australiano?

O visto para a Austrália é bem tranquilo, você não precisa ir ao consulado, é tudo online! A parte boa é que você entrega tudo no aconchego do seu lar, a parte ruim é que você não sabe a quem recorrer, se seus documentos vão ser aceitos, se eles te querem lá, a cara deles, sei lá… Qualquer dúvida que uma pessoa possa ter quando vai pedir o visto.
Eu estava bem preocupada porque vou viajar sozinha e vai que alguém na imigração acha que eu vou ficar lá pra sempre (ALOU ALOU IMIGRAÇÃO – NÃO VOU FICAR! TENHO QUE TERMINAR A FACULDADE E TENHO UM EMPREGO PARA MANTER).

 

Enfim, se você pesquisar um pouquinho, verá que para entrar na Austrália você precisará de um visto para turista (TCHARAN!) que é válido por um ano e permite uma estadia de três a seis meses dentro do período do visto.
Para tirar o visto o procedimento pode ser feito todo online através do Requerimento para Visitar a Austrália para Turismo (Application to visit Australia for tourism) ou pode ser enviado o Formulário físico para a Embaixada. O formulário online é longo (em torno de 18 páginas), mas é bastante prático e você pode salvar o que você já escreveu e continuar a preencher em outro momento.

Dica: Não se esqueça de ir salvando o formulário, porque eu fiz uma boa parte e depois tiver que refazer tudo -.-

O que é necessário anexar para o visto

Normalmente eles pedem a comprovação dos documentos abaixo para conceder o visto, então, anexe o máximo que você conseguir para agilizar o processo e não precisar ficar reenviando documentos.
  1. Passaporte (também anexei meu RG e CPF);
  2. Comprovante de Fundos (eu juntei o comprovante de renda da minha mãe);
  3. Uma carta do seu patrão confirmando que se encontra de licença (caso você trabalhe);
  4. Comprovação de inscrição numa escola, colégio ou universidade no Brasil (mandei um comprovante de matrícula da faculdade);
  5. Se vier à Austrália para visitar um familiar chegado (que seja cidadão ou residente permanente na Austrália), uma carta de convite para a visita. A irmã do meu namorado mora lá e ela fez essa carta para mim e eu anexei;
  6. Outras informações mostrando que o requerente tem um incentivo e possui autorização para voltar ao seu país de residência. (Eu fiz uma carta falando os passeios que eu ia fazer, quantos dias eu iria ficar, porque queria visitar Sydney e anexei junto aos documentos. Coloquei a foto da carta escrita em próprio punho e fiz uma versão em word que salvei em pdf).

Muito Importante: Você precisa ter a Carteira Internacional de Vacinação comprovando que você tomou a vacina contra febre amarela para apresentar na entrada do país!

Essa é a imagem de onde clicar para começar todo o processo.
Se você clicar no botão apontado já será redirecionado para a página certa 🙂
Visto Australia
Reserve um tempo para preencher o formulário e separar todos os documentos, porque é algo que demora cerca de 1 hora (são muitas perguntas).
Acho legal avisar que eu não precisei scanear absolutamente nada! Fotografei os documentos pelo celular e anexei tudo, o que torna o processo mais fácil. Depois disso você terá que pagar uma taxa de 136 dólares australianos (estou avisando que não é uma viagem barata, a sorte é que eu tenho lugar para ficar lá).

O tempo que demora para o visto sair

Eu dei a entrada no visto dia 5 de janeiro e no dia 17 de janeiro eles solicitaram mais documentos (foi quando eu mandei a carta com que eu iria fazer e a carta do meu trabalho). O meu visto saiu no dia 10/2, então não deixe para fazer o seu pedido em cima da hora, porque vai dá um friozinho na barriga!
O visto tem validade para 1 ano, então você pode se programar bem para solicitá-lo.
Outra coisa, o visto vem através do seu e-mail. Imprima-o e coloque-o junto do seu passaporte.
Agora é só arrumar as malas e esperar o dia!
Não posso ver a hora de ver o carimbinho no meu passaporte!

Beijo grande,

Elisa.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s