Como pegar o metrô em Pequim

Autora Bel

A primeira vez que eu fui na estação de metrô confesso que fiquei apavorada. Tão apavorada com tanta gente, sem saber pra onde ir, etc. que nem consegui ler na tela de comprar a passagem que tinha opção em Inglês!

Mas eu não desisti e cá estou eu para dar dicas de como pegar o metrô em Pequim.

Cartão de embarque

Em Pequim, tem um cartão-transporte (tipo RioCard), mas eu não optei por ele porque pouco usei o metrô. O que eu sei é que se você vai usar muito transporte público, parece que o cartão vale a pena porque as passagens vão ficando mais baratas conforme você vai usando (foi o que me disseram, não testei).
A outra opção é o cartão que vale para uma única viagem e pode ser comprado nas máquinas ou no balcão de atendimento. Recomendo comprá-los na máquina porque tem a opção em inglês, se você não fala mandarim.
Na máquina, seleciona a opção em Inglês para ficar tudo mais fácil e lá tem todas as linhas com as paradas em pinyi (mandarim em letras “normais”). Basta selecionar para onde quer ir e quantas passagens deseja, a máquina te dará o valor.

Vale ficar atento que tem máquinas que só aceitam moedas. Geralmente, a passagem varia de 3-5 yuan (valores de 2017), dependendo da distância.

Para onde ir ?

– Mas, socorro! Como faço pra saber pra onde quero ir e quais baldeações devo fazer?

subway-pequim

Mapa das linhas do metrô de Pequim

Dicas básicas para viajantes de primeira viagem

  1. É, meus amigos, o metrô de Pequim é gi-gan-te! E olhar o mapa as vezes é muito confuso! A dica é baixar o app “Beijing Metro”. Lá, você coloca de onde e para onde quer ir e o app te explica direitinho qual linha pegar, quais baldeações fazer, quebra um galhão!
  2. A outra dica é evitar o metrô nas horas de rush: de 7 às 9h da manhã e por volta das 18h. Isso não quer dizer que nas outras horas do dia o metrô esteja vazio ou que durante o fim de semana estará tranquilo. Fato é que em Pequim mora muita gente e muita gente usa o metrô, já que o trânsito aqui é um inferno a parte.
  3. Antes de entrar no metrô, todas as bolsas têm que passar por Raio-X. Isso quer dizer que as filas podem estar para fora da estação, principalmente nas horas de pico. Se você tiver carregando água ou alguma bebida, ou o guarda pedirá para você beber ou passará numa máquina que verifica o líquido.
  4. Dentro do metrô, não tem problemas se você não fala chinês. Tem uma voz anunciando cada estação em inglês e também tem o mapa com as estações escritas em ideogramas e em pinyi.

Então, é isso, aventure-se no metrô! É a melhor opção para passear por Pequim fugindo do trânsito.

Beijinhos,

Bel.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s